TUDO QUE VOCÊ QUER SABER SOBRE ATUALIDADES, GRAVIDEZ, MODA, COMPORTAMENTO, BELEZA, ATITUDE....

domingo, 19 de setembro de 2010

Terceiro trimestre: os nutrientes que garantem um parto tranquilo


Alguns desconfortos podem assumir o centro das atenções nessa fase. “No fim da gestação, a mulher sente muita fome, mas logo está satisfeita. O segredo é comer pouco em várias refeições”, recomenda a obstetra Hope Ricciotti.

Cálcio e ferro merecem atenção especial. “O bebê começa a esgotar a reserva da mãe. Por isso, combine alimentos ricos em ferro – presente na carne vermelha, nas aves e nos peixes – com bebidas que contenham a vitamina C, como suco de laranja, para maximizar a absorção do mineral”, explica.

Outra indicação é ingerir fibras e líquidos, que combatem a prisão de ventre e evitam as hemorroidas, dois problemas comuns ao terceiro trimestre da gestação. Manter o corpo hidratado ajuda ainda a controlar os inchaços. “Evite, no entanto, beber muito líquido antes de dormir para não sentir vontade de urinar no meio da noite, interrompendo o sono”, sugere a especialista.

Haja energia: como o período é de muito cansaço, o ideal é focar uma dieta nutritiva. “Invista em carboidratos não refinados, como arroz, cereais, macarrão e pão integrais, pois você vai precisar de muita energia para gerar um bebê”.Em geral, o bom senso predomina entre as gestantes. Se ficar em dúvida, o Livro de Receitas da Grávida Saudável (ed. Publifolha), de Hope Ricciotti, sugere uma boa conduta à mesa: 

- Coma aves, carnes, salsichas, peixes e frutos do mar muito bem cozidos e evite queijos moles e patês feitos com leite não pasteurizado. As gestantes são mais suscetíveis à bactéria Listeria monocytogenes. Outro ótimo motivo para cozinhar bem a carne é evitar a toxoplasmose, uma infecção que pode causar doenças graves, principalmente no primeiro trimestre de gestação.

- Evite ovos crus e derivados de leite não pasteurizado. E guarde a comida na geladeira para prevenir a salmonela. 

- O mercúrio, presente em alguns tipos de peixe, como os de água doce, o peixe-espada e o cação, também deve ser evitado. 

- Modere a ingestão de cafeína e álcool. E atenção: refrigerante à base de cola e chocolate também contêm uma parcela de cafeína. Consuma com parcimônia.

Nenhum comentário: