TUDO QUE VOCÊ QUER SABER SOBRE ATUALIDADES, GRAVIDEZ, MODA, COMPORTAMENTO, BELEZA, ATITUDE....

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Depressão na gravidez aumenta risco de mortalidade infantil


Depressão e ansiedade durante a gravidez podem influenciar diretamente no tamanho do bebê. De acordo com uma pesquisa recente publicada no jornal BMC Public Health, problemas psicológicos na gestação resultam em fetos pequenos, mais suscetíveis a morrer na infância.

O estudo, realizado com mulheres que vivem na zona rural de Bangladesh, indica que a saúde mental da mulher é um fator primário na mortalidade infantil, assim como pobreza, desnutrição materna e falta de assistência médica. “Cerca de 18% das mulheres grávidas estudadas foram diagnosticadas com depressão e 25% delas com ansiedade”, relata Hashima-E Nasreen, que coordenou do estudo.

De acordo com os pesquisadores, o problema é sintomático, já que o nascimento de crianças abaixo do peso é diretamente relacionado à mortalidade infantil. “A morte prematura dos bebês perpetua o ciclo dos problemas mentais e do subdesenvolvimento.” O estudo sugere ainda que o único caminho para alcançar as metas de diminuição da mortalidade infantil nesses países é investindo em campanhas de apoio à saúde mental da população.

Nenhum comentário: